Após uma boa conversa, via
facebook, com o colega ecetista carteiro Wilson Araújo, dou o pontapé inicial
na abertura do diálogo franco e objetivo para discutir Correios, acompanhem:
Sebastião: Bom
dia, camarada Wilson, os seus relatos de ontem me levaram a uma grande
reflexão... hoje estarei disponibilizando para a categoria e para a sociedade
um Blog para discutirmos Correios e gostaria de pedir permissão para publicar
alguns momentos desse grande relato que você fez...
Wilson Araújo: Pode
sim Sebá. Estarei lá sempre participando na medida em que meu tempo permitir.
Sebastião: Será
de grande valia... depois envio o link para você acessar...
Wilson Araújo: Tá
bem. Blog é acima de tudo compromisso e disseminação através da colocação em
vários lugares o link de acesso.
Sebastião: Verdade...
tou organizando tudo... conto com sua valorosa contribuição...
Wilson Araújo: Tranqüilo.
Pena que eu conheça um pouco melhor sobre o Correios fora do MA do que daqui.
Acho que é muito pela falta de contato com pessoas fora do CDD.
Sebastião: Mais
é isso que é a proposta... conhecermos melhor a nossa estrutura e fazer um diálogo
franco que possibilite avanços para todos os seguimentos, principalmente o
conhecimento...
Wilson Araújo: Certo
então. Preciso aprender mesmo como funciona minha DR e meu Estado. Quase todo
mundo me conhece, mas eu não conheço ninguém. Parece estranho, mas é isso. Rsrsrsrsrsr.
Sebastião: Vai
ser o caminho... conto com você...
Wilson Araújo: blz.
Agora os relatos ao Blog Caminhadas:
Wilson Araújo: Opa meu nobre. Como sempre
estamos preparados para greve. Agora só depende da empresa atender ou não as
expectativas. Infelizmente encaramos um mais do mesmo... Negociações foram
tristes.
Caminhadas: Cara, pura verdade... mas a
categoria saberá dá a resposta... E como a base tá vendo a nova gestão da
Regional?
Wilson Araújo: "Na minha opinião... Não esta vendo. A maioria
das pessoas não notam mudanças por que nos quesitos elementares a conta ainda
está negativa. Muita coisa como móveis, produtos de limpeza, material de escritório,
fardamento, resolução do pagamento dos MOTs, sobre carga, enfim as coisas que
se imagina que seriam fáceis de resolver continuam como problemas. Todo nosso
relacionamento se baseia no supervisor e no gerente de unidade. Não recebemos
notícias de que algo tenha mudado por força de X ou Y. Na verdade o mundo dos
CDDs se limita aos CDDs pois só ficamos sabendo de boatos de fora."
Wilson Araújo: "Então por mais boa vontade que haja e com as ações
que deveriam criar bons relacionamentos os problemas já citados (além de outros
mais complicados) engolem a positividade dessas ações. Muita gente não ta
achando legal a cobrança do SAPPP mas vai fazendo bem feito pelo costume de cumprir
ordens. Nisso vai gerando rotina. De resto existe a expectativa com a vinda dos
novos carteiros mas muitos já apostam que vai atrasar (de novo), vão criar os
distritos mal dimensionados (de novo), vão passar a cobrar mundos e fundos (de
novo) e que muita gente vai continuar doente (como sempre). Então a nova
diretoria não cheirou nem fedeu em nosso mundo até agora."
Caminhadas: São 90 dias de nova
gestão... se X e Y ainda não mostraram a que vieram temos um grave problema,
pois se apresentaram como as pessoas certas como salvadores de todas as
"pátrias"...
Wilson Araújo: "Olha, carteiro já é gato escaldado. No ramo
das apostas todo mundo jogaria as fichas no mais do mesmo. Da nova diretoria
por exemplo só apareceu o Diretor 1 vez na unidade e Davi uma outra. Se os
chefes e supervisores tem tomado atitudes por ordens destes (ou de outras
pessoas da chefia) não nos tem feito diferença alguma. Soam como ordens de
gente que não entendem nada em relação ao que passamos nas unidades. Acredito
que só se vai se sentir mudanças com a chegada dos novos carteiros que é o que
nos importa e com a solução dos nossos problemas de material para trabalho e
descanso. Exemplo disso é nosso banheiro que vai fazer 1 mês ou mais
interditado e depois de várias OSs nada foi resolvido. Ou seja: mais do mesmo.
Pra carteiro não interessa saber se estão cortando horas extras da chefia ou se
os chefes estão se matando por cargos. Queremos somente nosso material, pessoal
e recompensa financeira justas para desempenhar bem e de forma não cansativa
nosso trabalho. Para carteiro o resto da empresa que se resolva depois que
resolverem nossos problemas antigos. São palavras duras mas são a
realidade."
Wilson Araújo: "Sabe o que seria realmente bom Sebá???? Se
algum desse salvadores da pátria chegassem e dissessem: sabemos que os problemas
de sua unidade são os itens A. B. C. D e E. Vamos resolver A em 3 dias, B em 2
semanas, C em 1 mês. D e E não sabemos mas vamos buscar soluções. E quando
chegasse as datas ditas os problemas realmente estarem resolvidos. Não tem
cabimento recebermos e-mails semanais perguntando do que precisamos e somente
reenviarmos pedidos não resolvidos a anos. Cara, até o café da manhã do CDD
Bequimão que haviam prometido por ter recebido a certificação bronze não ocorreu
... Será possível que nem isso essa DR não consegui cumprir prazo???"
Caminhadas: Cara, não acho que são
palavras duras e sim a realidade de uma categoria que é vista de 2 maneiras: 1
- "o cartão postal da empresa" e 2 - "chama a polícia e bota pra
bater"... É triste...
Wilson Araújo: "Pois é... é tipo escravatura mesmo. O escravo
passa fome a vida toda, fica doente, fraco e não tem ferramentas para
trabalhar. Mas faz tudo do melhor jeito que dá. No dia que o patrão dá algumas
migalhas de comida, ferramentas velhas (e bota velhas nisso) e dá alguns remédios
fora da validade aos trabalhadores querem cobrar 3 vezes mais do que antes. E
ainda dizem que não importa se não tem gente suficiente, vai ter que dar certo
do mesmo jeito ... Em todas as unidades (todas mesmo) vemos pretensos
ergonomistas, administradores, médicos, juristas e quiça emissários do próprio
Deus afirmando que com o que se tem é mais do que suficiente par fazer um
"esforcinho" e alcançar as metas. Esses chefes multiuso teimam em
afirmar até que o SGDO deve estar errado já que a carga veio pouca mas o
sistema diz que é preciso horas extras pra escoar tudo. Vi um uma vez que foi
categórico em dizer que o cálculo de previsão do término de triagem estava
errado por que a equipe acabou 20 minutos antes do previstos. Sempre vai
existir contra tempos e problemas. Mas ser os mesmos todo o tempo não dá... Já
teve dias de termos que usar carros de carteiros para entregar DAs por que não
havia viatura ... Tem algum cabimento uma empresa rica como a ECT ter trabalhadores
tendo que comer no chão do refeitório por que não há cadeira para sentar no
almoço???"
Wilson Araújo: "e olha que coloco isso aqui, pois na última
Assembléia esse tipo de reclamação foi registrada em ata. Não digo que estamos
piores mas quem tem recuperado a DR de lá do fundo do poço não é a implantação
de SAPPP ou melhor comunicação com as agencias e sim o trabalhador que tem continuado
sacrificando ( e até discutindo com suas chefias ) para o trabalho ficar melhor
feito. Tu acredita que chegou ao nosso ouvido que queriam demitir nossos MOTs
por que eles, com 3 meses de salários atrasados, tiraram 2 dias para procurar a
Diretoria do Correios, a Justiça e a Terceirizada??? Isso lá é coisa que ex
sindicalista faça!!! (o nome da pessoa que foi colocada como autora desse
pedido se enquadra nisso)"
Um salve ao grande Sebá. Sim, essa é minha franca opinião sobre tudo o que vem acontecendo na ECT a anos. Percebemos claramente que existe o Correios como instituição, como patrimônio do povo e que deve ter em sua natureza essencial cuidar do brasileiro. Trabalhamos duro, dia a dia, para gerar soluções que aproximam, o mesmo tema ja trabalhado em um nem tão antigo blog sobre a VarigLog datado de 2007.
ResponderExcluirConveniente a comparação pois o nome Varig por muito tempo foi sinônimo de grande empresa, lugar promissor, onde os de fora acreditavam que tudo caminhava certo lá dentro. Muitas crianças sonharam e meus filhos sonham até hoje em ser aviadores (pilotos de avião como eles dizem). Mas, por má administração e divergências graves sobre que rumos dar a essa empresa hoje ela encontra-se em estado de recuperação judicial dada as suas dificuldades financeiras.
Não é de meu interesse agredir a empresa que trabalho e que aprendi a amar trabalhando mas não há como me calar diante dos desafios que vem por aí e de nossa missão e visão:
Visão: Ser uma empresa de classe mundial.
Missão: Fornecer soluções acessíveis e confiáveis para conectar pessoas, instituições e negócios, no Brasil e no mundo.
Não é possível se chegar a esses objetivos continuando com erros grosseiros como os que eu citei, escutei e escuto ao conversar com colegas dos CDDs. Erros tão básicos como falta de pagamentos, uso de móveis velhos (verdadeiras sucatas) e não atualização dos dados de distritamento efetivamente (sim, por que ter usado do SD a 2 anos atrás para desfazer distritos em plena véspera do PDV foi um crime) não podem ser comuns em um mercado competitivo como o mundial.
Não quero minha empresa vivendo de mera boa imagem. Como ja disse antes, quero saber o que as pessoas da diretoria tem feito por nós, material, número de pessoas e salário justo para exercer minhas tarefas. Chefias preparadas para lidar com humanos pois dos dados o SGDO e SRO ja cuidam muito bem obrigado.
Erros tem que ser acidentais, e não corriqueiros como o fato de que estou a quase 10 anos na ECT e nunca ter tido notícias dos Correios preparado para lidar com seus funcionários com problemas de saúde, que precisem se ausentar por qualquer motivo que seja, com a presença pro ativa de carteiros reservas.
Realmente não quero ver a ECT se tornando a próxima VarigLog.